quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Radio Mullard R 5216 A

Esta é a aparencia quando eu o vi pela primeira vez, ele não estava funcionando, todo cheio de cupins, dial e knobs faltando, parecia um fantasma de rádio.
 
 
Por dentro tambem estava com sinais da ação do tempo, como podemos perceber pela foto.
 
 
A marca Mullard era inicialmente Inglesa: faz parte da história da Philips, a aquisição da indústria inglesa MULLARD Radio Valve Company em 1926, incorporando a fábrica de válvulas, a fábrica de receptores e o logotipo "PM" que passa a ser divulgado como "Philips Mullard". A Mullard e a Franklin (divisão Argentina da Philips ) fabricaram diversos modelos de rádios nas décadas de 50 e 60, ( muitos deles fabricados e distribuidos no Brasil pela RADELSA, Rádio e Eletricidade S.A.)
 
 
Comessando a desmontagem e reparo, substituição de componentes(Capacitores, resistores, valvulas), limpeza e higienização.
 
 
Aqui comessando a lixar a madeira e tratar os estragos do tempo.
 
 
Como ainda tinha hóspedes (cupins) tivemos de fazer um tratamento para que eles descansassem em paz, (Querosene, saco de lixo preto e muito SOL durante 03 dias).


Já com o verniz, optei em deixar ele na cor da madeira mesmo, apenas invernizando-o, apesar de possuir ainda as "marcas do tempo" (é um rádio de 1951).
 
 
Ficou natural sem esconder os maus tratos, porem ficou (em minha opinião) Bonito.


Aqui ele já com a frente montada, praticamente pronto, dial novo, pano novo...lindão :)
 
 
Terminado, pronto para ser utilizado diariamente. 
 

Veja o vídeo dele.