quarta-feira, 21 de março de 2012

Rádio ABC 5925 Dunga

Este é um rádio valvulado fabricado em 1959 pela ABC - Rádio e Televisão do Nordeste S/A, utilizando 5 válvulas 12BE6 12BA6 12AV6 50C5 35W4, tipo rabo quente.


Quando peguei este rádio, ele tava com a caixa que neste modelo é de plástico injetado, quebrada em vários locais, aparantemente dano causado por queda.
 

 Possuía uma rachadura em toda a lateral.


 Aqui uma visão já sem o circuito de como a coisa estava feia...


Estava faltando um pedaço da lateral.


 Este é o bom e velho chassis com ferrugens e sujeira acumulada de anos.


 Muita poeira e oxidação.


Aqui já começando a limpeza do chassis, com os capacitores que terão de ser "operados", bobinas, válvulas, transformador de saída etc..


 Aqui já iniciando o processo de limpeza da caixa para iniciar a restauração do rádio.


Após limpeza, anti ferrugem e outros detalhes, o chassi fica pronto para a substituição de componentes necessários ao funcionamento do rádio.


Aqui a restauração do rádio, na parte interna interna uso rezina para fixar o plástico e corrigir o que falta, na parte externa o processo é com massa plastica e lixa até ficar perfeito.


Quase pronto para pintura.


 Esse é o "cara" o capacitor variável, responsável pela sintonia das estações, ele é um dos componentes mais críticos do circuito.


OK, após tudo revisado e substituído todos os capacitores, válvulas, e demais componentes que foram necessários ficou pronto....! Não com o passar do tempo, os componentes alteram seus valores, principalmente os capacitores, como substitui os originais o mesmo rádio tem de ser recalibrado, 455khz é a frequência de FI.

 
Ficou assim, um charme este radinho.


Aqui o rádio pronto, totalmente restaurado, esqueci de falar que neste aparelho foram trocadas 03 das 05 válvulas, uma estava quebrada e as outras estavam com sua transcondutância comprometida devido ao desgaste.
 
 
A tampa traseira... muita paciência para fazer todos os furinhos......ahhhff..


Gostou, Comente...Abraço.
 
 
Assista ao vídeo dele.





sexta-feira, 9 de março de 2012

Rádio Ralfo 550 A


A Ralfo foi uma fabricante de rádios de São Paulo, que encontrava-se na Rua Conde de Sarzedas, 668 e dentre os seus modelos fabricados esta este modelo que na realidade é um rádio inglês da fábrica AIRMEC MODEL NUMBER ATS 535 fabricado sob licença no Brasil.



Quando peguei este rádio, ele estava em uma caixa, desmontado literalmente, a caixa de baquelite estava quebrada em duas partes, resultado de alguma queda sofrida.


A restauração da caixa na parte interna foi feita com resina, utilizada em consultórios odontológicos.


  O circuito não estava assim tão ruim, o transformador estava com curto interno, teve de ser rebobinado, 275 v / 6,3 v e 5 v, para alimentar as válvulas.


Fazendo a limpeza do chassi, este após tratamento inclusive com produtos para evitar a ferrugem no futuro fica novinho.


 


Aqui a etiqueta de identificação e as tensões da época, quando mandei o transformador para ser enrolado, solicitei apenas 110/220 v.
 

Pronto, aqui o rádio já terminado com todos os componentes revisados e substituídos quando necessário, inclusive as válvulas, (tenho um amigo que testa todas elas com equipamento de época).


Outra visão do chassi na parte trazeira, destacando as válvulas acesas e o trafo de força em primeiro plano.


Aqui o menino pronto, completamente restaurado. Ficou excelente, o som deste rádio é ótimo, com um timbre forte.. muito bom.



Em pleno funcionamento, tocando muinto....

Gostou, comente! Abraço...