quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rádio Semp AC 242D Tapajós

A SEMP iniciou suas atividades no Brasil em 1942 em São Paulo (Sociedade Elétrica Mercantil Paulista) com a fabricação de rádios no mercado nacional e logo tornou se uma das principais empresas neste seguimento.
Fiquei tão empolgando com a aquisição deste modelo que até o desmontei antes de tirar fotos de como ele chegou, quando lembrei achei que poderia dar uma "disfarçadinha" hehehe..

A caixa do rádio estava completamente infestada de cupins, ai vem o tratamento exclusivo (querosene + saco de lixo preto e muito Sol,o que em Curitiba no inverno é complicado!!!)

Aqui as laminas de revestimento estavam soltas e quebradas, precisando de um pouquinho de cola...


Aqui já no inicio do acabamento da caixinha do rádio.


O chassi até que estava bom, tinha a oxidação costumeira, mas ai começaram os problemas: o primeiro era que a bobina de antena estava rompida, alguém fez um chacho (filzinho laranja de telefone na foto) porem não ficou nada bom.


Substitui a bobina por outra compatível com a 12BE6, porem ela não era compatível no tamanho da base para a fixação no chassi, sendo necessária uma pequena adaptação como visto na foto, desta forma foi necessário um pedacinho de fio 24AWG rígido como suporte.



Aqui o detalhe da "nova bobina de antena da marca Nautilus".
 
 
Um fato curioso neste rádio é que estavam faltando vários componentes, alguém simplesmente retirou vários capacitores, e também a válvula de saída a 50C5, desta forma tive que buscar o esquema elétrico deste para fazer as substituições com os valores corretos.

Este é o esquema do Semp AC 242 (Tapajos)


Aqui fazendo a limpeza do chassi como de costume...

Pronto, circuito finalizado, calibrado com as fi's em 455Khz, rastreio e faixas corretas, com os componentes novos inclusive a válvula de saída GE 50C5 hehehe..


Aqui o Semp(zinho) Já pronto com novo tecido!

Vista da lateral direita...


Aqui a vista da lateral esquerda, observe que o botão de faixas (não consegui o original), porem ficou bacana.


Outro angulo.

Este rádio ficou muito bom, possui excelente sensibilidade e seletividade, com a qualidade de áudio muito boa, lembrando que a válvula de saída é uma 50C5.



Gostou? Comente, abraço!