quarta-feira, 18 de julho de 2012

Rádio Semp AC 242D Tapajós

A SEMP iniciou suas atividades no Brasil em 1942 em São Paulo (Sociedade Elétrica Mercantil Paulista) com a fabricação de rádios no mercado nacional e logo tornou se uma das principais empresas neste seguimento.
Fiquei tão empolgando com a aquisição deste modelo que até o desmontei antes de tirar fotos de como ele chegou, quando lembrei achei que poderia dar uma "disfarçadinha" hehehe..

A caixa do rádio estava completamente infestada de cupins, ai vem o tratamento exclusivo (querosene + saco de lixo preto e muito Sol,o que em Curitiba no inverno é complicado!!!)

Aqui as laminas de revestimento estavam soltas e quebradas, precisando de um pouquinho de cola...


Aqui já no inicio do acabamento da caixinha do rádio.


O chassi até que estava bom, tinha a oxidação costumeira, mas ai começaram os problemas: o primeiro era que a bobina de antena estava rompida, alguém fez um chacho (filzinho laranja de telefone na foto) porem não ficou nada bom.


Substitui a bobina por outra compatível com a 12BE6, porem ela não era compatível no tamanho da base para a fixação no chassi, sendo necessária uma pequena adaptação como visto na foto, desta forma foi necessário um pedacinho de fio 24AWG rígido como suporte.



Aqui o detalhe da "nova bobina de antena da marca Nautilus".
 
 
Um fato curioso neste rádio é que estavam faltando vários componentes, alguém simplesmente retirou vários capacitores, e também a válvula de saída a 50C5, desta forma tive que buscar o esquema elétrico deste para fazer as substituições com os valores corretos.

Este é o esquema do Semp AC 242 (Tapajos)


Aqui fazendo a limpeza do chassi como de costume...

Pronto, circuito finalizado, calibrado com as fi's em 455Khz, rastreio e faixas corretas, com os componentes novos inclusive a válvula de saída GE 50C5 hehehe..


Aqui o Semp(zinho) Já pronto com novo tecido!

Vista da lateral direita...


Aqui a vista da lateral esquerda, observe que o botão de faixas (não consegui o original), porem ficou bacana.


Outro angulo.

Este rádio ficou muito bom, possui excelente sensibilidade e seletividade, com a qualidade de áudio muito boa, lembrando que a válvula de saída é uma 50C5.



Gostou? Comente, abraço!

 

4 comentários:

  1. Ola, por favor, preciso muito do esquema deste radio, mas a imagem que voce postou esta com os números ilegiveis
    Poderia por favor postar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, veja se melhorou, caso contrario me passe o seu e-mail que lhe envio.
      Abraço.

      Excluir
  2. ola amigo... tenho um radio desses modelo AC 242 serie M, estou restaurando porem nao consigo encontrar um autofalante pra ele, procurei na internet mais nao achei nenhum em bom estado. Vc nao tem uma ideia de onde conseguir? e esse novo tecido vc mandou fazer? esse q tenho nao esta danificado mais sim mto sujo.. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Caso vc tenha o alto falante e ele não esteja funcionando a primeira opção e mandar recondiciona-lo, você não ira encontrar o mesmo modelo em produção. Sugiro procurar um velho em lojas de recondicionados, eletrônicas, ou tentar um equivalente novo. Qualquer um com impedância de 4-8ohms funcionara. Quanto ao tecido é a mesma situação, procure em lojas que vendem produtos para estofados e sapatarias, procure um tecido similar, dependendo de onde vc mora não terá dificuldades, caso o tenha, no ML tem quem venda este tipo de produto. Eu tentaria também primeiro e com cuidado já que o tecido esta em bom estado recupera-lo. Ok, abraço.

      Excluir