quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Radio Mullard R 5216 A

Esta é a aparencia quando eu o vi pela primeira vez, ele não estava funcionando, todo cheio de cupins, dial e knobs faltando, parecia um fantasma de rádio.
 
 
Por dentro tambem estava com sinais da ação do tempo, como podemos perceber pela foto.
 
 
A marca Mullard era inicialmente Inglesa: faz parte da história da Philips, a aquisição da indústria inglesa MULLARD Radio Valve Company em 1926, incorporando a fábrica de válvulas, a fábrica de receptores e o logotipo "PM" que passa a ser divulgado como "Philips Mullard". A Mullard e a Franklin (divisão Argentina da Philips ) fabricaram diversos modelos de rádios nas décadas de 50 e 60, ( muitos deles fabricados e distribuidos no Brasil pela RADELSA, Rádio e Eletricidade S.A.)
 
 
Comessando a desmontagem e reparo, substituição de componentes(Capacitores, resistores, valvulas), limpeza e higienização.
 
 
Aqui comessando a lixar a madeira e tratar os estragos do tempo.
 
 
Como ainda tinha hóspedes (cupins) tivemos de fazer um tratamento para que eles descansassem em paz, (Querosene, saco de lixo preto e muito SOL durante 03 dias).


Já com o verniz, optei em deixar ele na cor da madeira mesmo, apenas invernizando-o, apesar de possuir ainda as "marcas do tempo" (é um rádio de 1951).
 
 
Ficou natural sem esconder os maus tratos, porem ficou (em minha opinião) Bonito.


Aqui ele já com a frente montada, praticamente pronto, dial novo, pano novo...lindão :)
 
 
Terminado, pronto para ser utilizado diariamente. 
 

Veja o vídeo dele.


8 comentários:

  1. tenho um radio marca imperador esta com a valvula ubc41 amprificadora de fi quebrada como aranja outra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, acredito que o melhor lugar é no ML veja:
      http://lista.mercadolivre.com.br/ubc41

      Excluir
  2. Bom dia. Tenho um Mullard, caixa de madeira, grande,da década de 1950, que está precisando de um pano novo. Poderia me informar onde encontrar?
    Armando Mônaco Viana

    ResponderExcluir
  3. Oi Armando, você pode procurar nas lojas que fornecem produtos para estofadores ou para sapatarias em sua cidade, ou pela internet como no ML (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457695893-vendo-pano-para-radio-antigo-pano-para-radio--_JM), procure um que seja o mais parecido possível do original. Eu criei uma comunidade no G+ para trocarmos informações, fotos, e duvidas referente a rádios antigos, se quiser participe. Abraço.
    https://plus.google.com/communities/108620698299893758059

    ResponderExcluir
  4. Prezado Cláudio, boa noite. Agradeço a sua gentileza. Já contatei o site indicado e aguardo resposta. Vejo que Vc entende mesmo de rádios antigos, vou explorar seus conhecimentos perguntando-lhe: qual a melhor antena para o Mullard? Eu uso um fio esticado no alto. Existe outra forma melhor? Abraço. Armando m. Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Armando, o que pega ai é o comprimento do fio quanto maior melhor, (até 40metros), a isolação dele e (nas pontas o ideal é usar um isolador para não ter capacitância e parte do sinal ir para a terra), alem disso é fundamental um aterramento, nos dias atuais temos muitas interferências eletromagnéticas que afetam a recepção dos rádios mais antigos, o aterramento minimiza estes expurgos. Eu, como moro em prédio 12° andar faço assim: minha antena externa é um fio 22AWG de +- 20metros que fica pendurada na janela afastada, 1,5 mts com um "cabo de rodo" que recolho quando não estou utilizando... e o terra é ligado na esquadria da janela GRANDE da sala, "não é o melhor aterramento, mais funciona bem\\\\", a diferença é enorme, consigo sintonizar facilmente após as 17Hs (dependendo da propagação) rádios em AM de São Paulo, Rio, Minas... e em OC do mundo todo.

      Excluir